Maria Antonieta: conexões entre moda, cinema e negócios

  • Patricia Sant'Anna Universidade Anhembi Morumbi
  • Letícia Homsi Expressão Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Maria Antonieta, Sofia Coppola, Cinema, Moda, Negócios

Resumo

Este artigo traz uma abordagem sobre as intersecções entre moda e política, presentes na vida da última rainha da França, Maria Antonieta. Por meio da análise do filme da diretora Sofia Coppola - lançado em 2006 no Festival de Cannes – mostraremos que Antonieta fez da moda, um instrumento político, traçaremos paralelos entre a vida da rainha e o modo como construiu sua imagem por meio do vestuário e, como isto resultou em implicações que culminaram com a Revolução Francesa e com a queda do Antigo Regime. Além de, também discutirmos como a monarca ainda hoje influencia a moda e também como o filme – que é uma recriação contemporânea do imaginário francês do século XVIII, faz referências explícitas à contemporaneidade

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Biografia do Autor

Patricia Sant'Anna, Universidade Anhembi Morumbi
Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora dos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi.
Letícia Homsi Expressão, Universidade Anhembi Morumbi
Discente do 8 º semestre do curso de bacharelado em Negócios da Moda com habilitação em Marketing da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é estagiária da Editora Abril, onde atua como repórter de Beleza da Revista Estilo.
Publicado
2011-06-12
Como Citar
Sant’Anna, P., & Expressão, L. (2011). Maria Antonieta: conexões entre moda, cinema e negócios. Anagrama, 5(1), 1-14. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35594
Seção
Artigos