Construção da identidade a partir do consumo

Autores

  • Naira Cristina de Mattia Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35617

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Consumo, Comportamento do consumidor, Publicidade

Resumo

Este texto busca discutir os novos papéis assumidos pela Publicidade na produção mediática e sua conseqüente importância na construção identitária de consumidores. Parte-se da ideia de que mudanças estruturais nos modos de produzir e consumir levaram o sujeito a se igualar às condições dos objetos que consome, sobretudo no aspecto de busca de vendabilidade, fenômeno que desenvolveu a necessidade de transferência dos valores desses objetos para os sujeitos consumidores. Nesse processo, conclui-se que a Publicidade, antes responsável por agregar sentidos exclusivamente a esses produtos consumíveis, passa também a criar significados que afetam o universo cultural e formação subjetiva das identidades individuais na sociedade de consumo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naira Cristina de Mattia, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
    Aluna do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar