Da sujeição à trama, a trama sujeita a apropriações: tensões entre mundo social e produções em cinema documentário e jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35624Palavras-chave:
Documentário, estética, jornalismo, narrativa, representaçõesResumo
O objetivo deste trabalho é averiguar aproximações entre as produções em cinema documentário e jornalismo e explicitar tensões entre mundo social e universo de produção na edificação da trama do produto audiovisual. Para tal expedição, foi selecionado um corpus composto de um capítulo do programa Profissão Repórter e do documentário contemporâneo nacional de cinema interativo O prisioneiro da grade de ferro, de Paulo Sacramento. Buscou-se na sondagem de produções nos quais os sujeitos retratados se encontram em uma situação de evidente opressão, compreender a marca incisiva de uma realidade que é continuamente elaborada pela equipe de filmagem e constantemente transbordada pelos artífices do enredo - personagens que em filigrana agem modelando e conferindo substância a um espaço institucionalizado pelos diretoresDownloads
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Publicado
2011-11-21
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Da sujeição à trama, a trama sujeita a apropriações: tensões entre mundo social e produções em cinema documentário e jornalismo. (2011). Anagrama, 5(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35624