Comunicação Organizacional: as vozes presentes no mundo do trabalho

Autores

  • Cristiana de Siqueira Silva Santos Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Roseli Fígaro Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35633

Palavras-chave:

Mundo do trabalho, Discurso das Empresas, Ideologia, Formações Discursivas.

Resumo

Entendendo o mundo do trabalho como um local privilegiado para as trocas comunicacionais e, a partir dos conceitos de formações discursivas e ideológicas, veremos como o discurso das empresas - permeado por ideologia – reproduz e reafirma as contradições presentes na sociedade maior. Neste contexto, há um anseio por parte dos dirigentes de organizações em impor sua cultura ideal, de maneira que seus interesses lucrativos sejam também os interesses de seus empregados. O estudo das relações de comunicação no mundo do trabalho, seja por meio do discurso oficial ou do não-oficial que circula nas empresas, permite-nos vislumbrar a responsabilidade do comunicador ao enquadrar processos, procedimentos, atitudes e, principalmente, culturas e parâmetros definidos unilateralmente por nosso grupo social

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana de Siqueira Silva Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Aluna de graduação em Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
  • Roseli Fígaro, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professora doutora dos cursos de graduação e pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Downloads

Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunicação Organizacional: as vozes presentes no mundo do trabalho. (2011). Anagrama, 5(3), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35633