A Emoção Fabricada: uma análise do discurso criado para emocionar na propaganda do Banco Itaú
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35642Palavras-chave:
Emoção, Discurso, Patemização, Persuasão, Consumo.Resumo
Este artigo busca analisar como são criados os anúncios publicitários do Banco Itaú e evidenciar o uso do discurso emotivo como forte estratégia de marketing na fabricação da emoção do consumidor, conduzindo-o ao consumo do produto pelo viés emocional. Para uma maior compreensão e identificação do discurso emotivo presente nos respectivos anúncios, realizamos uma análise discursiva tomando como base teórica os artigos “A patemização na televisão como estratégia de autenticidade” de Patrick Charaudeau, os pressupostos de Martine Joly, além de Maria Aparecida Lino Pauliukonis em seu escrito sobre persuasão e sedução no discurso publicitário. Analisamos os modos de organização empregados no discurso, bem como as mensagens plástica, icônica, e, sobretudo, linguística, utilizadas como ferramentas criadas para persuadir, buscamos com isso, compreender a influência da composição imagética na encenação discursiva. A análise do discurso é um recurso metodológico que possibilita, assim, a explicitação de algumas formas de patemização, tentando recuperar pistas da emoção em certos dados lexicais e sintáticos e no uso de termos comuns de uma cultura. Acredita-se que através deste trabalho se desperte um maior senso crítico quanto ao poder de persuasão da publicidade que, por vias psicológicas, é capaz ditar as necessidades de consumo do públicoDownloads
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Publicado
2012-02-12
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A Emoção Fabricada: uma análise do discurso criado para emocionar na propaganda do Banco Itaú. (2012). Anagrama, 5(3), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35642