A Emoção Fabricada: uma análise do discurso criado para emocionar na propaganda do Banco Itaú

Autores

  • Maiana Rodrigues Melo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mateus Santos da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Vilmária Bispo dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35642

Palavras-chave:

Emoção, Discurso, Patemização, Persuasão, Consumo.

Resumo

Este artigo busca analisar como são criados os anúncios publicitários do Banco Itaú e evidenciar o uso do discurso emotivo como forte estratégia de marketing na fabricação da emoção do consumidor, conduzindo-o ao consumo do produto pelo viés emocional. Para uma maior compreensão e identificação do discurso emotivo presente nos respectivos anúncios, realizamos uma análise discursiva tomando como base teórica os artigos “A patemização na televisão como estratégia de autenticidade” de Patrick Charaudeau, os pressupostos de Martine Joly, além de Maria Aparecida Lino Pauliukonis em seu escrito sobre persuasão e sedução no discurso publicitário. Analisamos os modos de organização empregados no discurso, bem como as mensagens plástica, icônica, e, sobretudo, linguística, utilizadas como ferramentas criadas para persuadir, buscamos com isso, compreender a influência da composição imagética na encenação discursiva. A análise do discurso é um recurso metodológico que possibilita, assim, a explicitação de algumas formas de patemização, tentando recuperar pistas da emoção em certos dados lexicais e sintáticos e no uso de termos comuns de uma cultura. Acredita-se que através deste trabalho se desperte um maior senso crítico quanto ao poder de persuasão da publicidade que, por vias psicológicas, é capaz ditar as necessidades de consumo do público

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Biografia do Autor

  • Maiana Rodrigues Melo, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Alunos do curso de Comunicação Social – Rádio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Mateus Santos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Alunos do curso de Comunicação Social – Rádio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Vilmária Bispo dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Alunos do curso de Comunicação Social – Rádio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

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Publicado

2012-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Emoção Fabricada: uma análise do discurso criado para emocionar na propaganda do Banco Itaú. (2012). Anagrama, 5(3), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35642