O malandro em cena: representações da malandragem e identidade nacional em peças de Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35644Palavras-chave:
Malandragem, Representações sociais, Identidade Nacional, Gianfrancesco Guarnieri, Chico Buarque.Resumo
Neste artigo, analisamos duas peças teatrais que abordam o tema da malandragem: Gimba, presidente dos valentes (1959), de Gianfrancesco Guarnieri, e Ópera do Malandro (1978), de Chico Buarque. O objetivo será compreender como o malandro é representado nessas obras, considerando-as específica e comparativamente. Nesse percurso, procuramos observar os lugares sociais atribuídos à malandragem, sua conexão com uma ideia de brasilidade e os sentidos conferidos à figura do malandro segundo a lógica específica de cada peça. Interessam-nos os discursos que permeiam as referências ao malandro nas obras em foco, considerando a importância do momento histórico de produção das peças para o entendimento de seus lugares de falaDownloads
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Publicado
2012-02-12
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O malandro em cena: representações da malandragem e identidade nacional em peças de Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque. (2012). Anagrama, 5(3), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35644