Cultura Organizacional como Influenciadora da Aceitação Feminina no Mercado de Trabalho

Autores

  • Liz Rocha Universidade de Brasília
  • Elen Cristina Geraldes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35666

Palavras-chave:

Comunicação, mulheres, cultura organizacional, mercado de trabalho.

Resumo

A situação de discriminação das mulheres no mercado de trabalho ainda é uma constante nos dias atuais. O foco deste estudo é entender, por meio de uma análise bibliográfica sistemática de publicações feitas sobre o tema, como a cultura organizacional de uma empresa influencia no fato da representação feminina nos altos cargos ainda ser pouco representativa. Tal influência pode assumir uma perspectiva positiva ou negativa. Apesar de ter aumentado o número de mulheres nas organizações, a maior parte delas se encontram realizando funções operacionais. Diante dessa realidade, permanece a divisão sexual do trabalho, delegando às mulheres papel inferior aos homens nas organizações. Apesar disso, nota-se um baixo número de publicações sobre o tema na área de Comunicação Organizacional

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Biografia do Autor

  • Liz Rocha, Universidade de Brasília
    Graduanda no curso de Comunicação Organizacional, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
  • Elen Cristina Geraldes, Universidade de Brasília
    Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora em Sociologia (UnB, 2000), mestre em Comunicação (USP, 1995). Bacharel em Comunicação, habilitação Jornalismo (USP, 1991).

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Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cultura Organizacional como Influenciadora da Aceitação Feminina no Mercado de Trabalho. (2012). Anagrama, 5(4), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35666