A informação na comunicação: uma visão paradigmática

Autores

  • Lorena Rúbia Pereira Caminhas Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35667

Palavras-chave:

Comunicação, Informação, Paradigmas.

Resumo

A informação, conceito que perpassa os meandros do processo comunicacional, expõe diferentes facetas quando confrontando com os paradigmas teóricos da ciência da comunicação. Neste relato de pesquisa, nos propusemos a olhar para o vocábulo desde o ponto de vista da matriz informacional e da relacional, buscando entender qual a importância e o papel da informação para a teoria da comunicação. Ao perseguir esse objetivo, desenvolvemos uma análise de caráter exploratório, na qual revisitamos os manuais de teorias da disciplina e excertos dos principais autores relacionados a cada uma das duas matrizes comunicacionais, onde distinguimos as principais características da informação. Em concomitância, selecionamos e analisamos o conceito de informação na sua área de origem, a ciência da informação, a fim de confrontar os resultados obtidos nas duas leituras do conceito, funcionado como um mecanismo de controle e validação dos resultados apontados pelo estudo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorena Rúbia Pereira Caminhas, Universidade Federal de Ouro Preto
    Estudante do 8º semestre de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista de Iniciação Científica do PIP/UFOP e integrante do Grupo de Pesquisa “Plataformas midiáticas, informação e opinião”.

Downloads

Publicado

2012-05-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A informação na comunicação: uma visão paradigmática. (2012). Anagrama, 5(4), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35667