Talk Show Agora é Tarde: Quando a informação se transforma em piada

Autores

  • Adriana da Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Marques Carriço Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.52394

Palavras-chave:

Modo de endereçamento, talk show, infotainment

Resumo

Os talk shows brasileiros são programas televisivos que mais recentemente têm chamado às atenções de críticos e estudiosos da comunicação em função da sua boa receptividade em termos de audiência. Para sua permanência na grade da programação, tais programas precisam demonstrar certa representatividade lucrativa para as emissoras, e para tal, novos estilos e concepções estéticas são forjados para que nichos específicos de telespectadores venham a se identificar e a se tornar “audiência fidelizada” da programação. Mediante ao exposto, buscamos neste texto, de maneira exploratória em um estudo de caso, compreender a concepção estrutural do novo talk show Agora é Tarde, observando suas conexões de identificação estabelecidas com o telespectador. Nosso ponto de partida metodológico segue as ideias estabelecidas por Gomes (2011, p.02) quando diz que “o modo de endereçamento” é uma proposta que auxilia o pesquisador a olhar para o que é realmente próprio e peculiar ao conteúdo analisado. A partir do conceito apresentado, aplicamos nossas observações sobre quatro operadores de análise ao conteúdo estudado: mediador, contexto comunicativo, organização temática e o pacto sobre o papel do jornalismo no programa. Como resultado, percebemos quais características faz deste programa único em seu gênero e que acaba por atrair parte importante da audiência televisiva

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana da Rosa, Universidade Federal de Sergipe
    Estudante de Graduação 7º Semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, UFS
  • Raquel Marques Carriço, Universidade Federal de Sergipe
    Orientadora do trabalho. Doutora em Televisão e Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe, UFS

Downloads

Publicado

2013-02-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Talk Show Agora é Tarde: Quando a informação se transforma em piada. (2013). Anagrama, 6(3), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.52394