A Construção da Imagem do Leitor pelos Jornais Pioneiro e Diário de Santa Maria

Autores

  • Rogério Saldanha Corrêa Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68197

Palavras-chave:

Jornal, Leitor, Dispositivo, Contrato de leitura

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como os jornais Diário de Santa Maria (DSM) e Pioneiro de Caxias do Sul constroem a imagem do leitor. Os dois periódicos pertencem à Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS) e enquanto o DSM tem uma década, o Pioneiro tem 64 anos, mas foi comprado pela RBS apenas em 1993. Para o estudo foram analisadas as versões online e impressa dos jornais e também realizadas entrevistas com editores, repórteres e gerentes. Mesmo que pertençam à mesma organização midiática, existem diferenças na compreensão do “seu leitor”. Observa-se que a concepção do leitor varia de acordo com o lugar de fala de cada agente midiático

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Saldanha Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria
    Bolsista FIPE júnior 2012 e Pibic/Cnpq 2013. Estudante de Graduação 7º semestre do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria
    Orientadora da pesquisa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, RS. Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Construção da Imagem do Leitor pelos Jornais Pioneiro e Diário de Santa Maria. (2013). Anagrama, 7(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68197