Análise formalista da ficção seriada televisiva “A Grande Família”

Autores

  • Luís Enrique Cazani Júnior Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
  • Letícia Passos Affini Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2014.78980

Palavras-chave:

Audiovisual, Formalismo, Ficção Seriada Televisiva.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise formalista do episódio “A Morte do Canalha”(2004) da ficção seriada televisiva “A Grande Família”, realizada segundo uma releitura do padrão clássico narrativo concebido por Propp (1984) composto por trinta e uma funções das personagens, que permite vislumbrar a organização e o desenvolvimento da história. Utilizando como protocolo metodológico o estudo de caso em YIN (2002), aponta-se a predominância de funções preparatórias manifestadas sob a forma de diálogos e encadeamentos curtos. Tece-se uma perspectiva diferenciada de estudo de narrativa audiovisual levantando seus aspectos estruturais

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Biografia do Autor

  • Luís Enrique Cazani Júnior, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
    Graduado em Comunicação Social- Radialismo, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/ UNESP).
  • Letícia Passos Affini, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
    Professora assistente doutora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/ UNESP), credenciada ao programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento.

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Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise formalista da ficção seriada televisiva “A Grande Família”. (2013). Anagrama, 8(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2014.78980