TIRAS RADICCI- O DESPERTAR DE SENTIDOS DE MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE NAS TIRINHAS DE HUMOR

Autores

  • Francys Albrecht da Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.141515

Palavras-chave:

Tirinhas, Estudos Culturais, Teoria da Imagem, Plasticidade, Radicci., História em quadrinhos

Resumo

O trabalho consiste na análise das tirinhas Radicci, do cartunista Iotti, e tem como objetivo verificar como o choque cultural na relação pai e filho é representado visualmente, nas tirinhas, no contexto da modernidade/pós-modernidade, através das significações plásticas. A metodologia utiliza o método dedutivo e trabalha com a pesquisa qualitativa de imagens que são investigadas pela Teoria da Imagem de Villafañe (2006). Os sentidos despertos dão subsídio para a análise semântica pelos autores Kumar (2006), Hall (2011), Bauman (1999) e Giddens (2002) no que tange aspectos dos Estudos Culturais. O aporte teórico juntamente à análise possibilitou encontrar resultados referentes aos sentidos produzidos através das estratégias de imagem, a forma como o sujeito colono é representado em comparação à representação do jovem alternativo e urbano.

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Biografia do Autor

  • Francys Albrecht da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduanda do curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: ar.francys@gmail.com

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Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TIRAS RADICCI- O DESPERTAR DE SENTIDOS DE MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE NAS TIRINHAS DE HUMOR. (2017). Anagrama, 11(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.141515