Análise semiótica aplicada ao estudo de Audiovisualidades nas Mídias

Autores

  • Ewerton Luis Faverzani Figueiredo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35588

Palavras-chave:

Semiótica, Mídias audiovisuais, Comunicação

Resumo

O seguinte estudo aborda temas que envolvem métodos de análise semióticos sumamente aplicados à análise do audiovisual em todos os seus aspectos. Deste modo, pôde-se descrever a contribuição conceitual de autores como Lèvy, Parente, santiago, Benjamim, Flusser, Stiegler e Felinto. Em decorrência disso, os conceitos descritos discutem tópicos como “Os quatro modos de ser “ de Pierre Lèvy e “O virtual, auto-referente e tecno(onto)lógico” de André Parente; “Elementos sensível/inteligível e significado/significante” segundo análise de Silviano Santiago; “A reprodutibilidade técnica” segundo Walter Benjamim; “Códigos, linha e superfície” sob a perspectiva de Vilém Flusser; “As categorias cenopitagóricas” de Pierce; “Simulações de programas digitais” na visão de Bernard Stiegler e por fim “O imaginário humano sobre as novas tecnologias” de Erick Felinto. Busca-se com essas referências resenhar descritivamente pontos mais significantes e que merecem maior ênfase no que se infere aos autores estudados. E com isso concentrar esforços para a elaboração de um trabalho mais consistente

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Biografia do Autor

  • Ewerton Luis Faverzani Figueiredo, Universidade Federal de Santa Maria
    Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pelo DEpartamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise semiótica aplicada ao estudo de Audiovisualidades nas Mídias. (2010). Anagrama, 5(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35588