As Estratégias do Marketing Internacional em um Contexto Global

Autores

  • Lívia Patriota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Luanna Lopes Vilar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Luciane Albuquerque Sá de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35387

Palavras-chave:

Marketing Internaciona, Globalização, Adaptações Mercadológicas.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar a real necessidade e importância do uso das ferramentas do Marketing pelas organizações e alertar aos que desejam desbravar o mercado internacional das suas possibilidades. Para tanto, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto, bem como um levantamento de estratégias de Marketing que, infelizmente, não lograram êxito devido à falta de habilidade e/ou experiência de empresas. Percebemos que a ausência ou a má utilização de tais ferramentas, acarretou reduções significativas nos lucros, prejuízos referentes à equivocada aplicação dos recursos, além da produção e lançamento de produtos que não atingiram os anseios dos consumidores. Em alguns casos, constatamos, inclusive, a falência de empresas que, por aventurarem-se de forma despreparada no mercado internacional, sofreram retaliações políticas, legais, ambientais e da própria sociedade, devido a não observância dos critérios sociais, culturais e econômicos vinculados à prática de estratégias mercadológicas eficientes

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Biografia do Autor

  • Lívia Patriota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
    Graduanda do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
  • Luanna Lopes Vilar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
    Graduanda do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
  • Luciane Albuquerque Sá de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
    Professora Mestra da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios do IFPB. Orientadora da Pesquisa.

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Publicado

2009-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As Estratégias do Marketing Internacional em um Contexto Global. (2009). Anagrama, 2(4), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35387