Consumo Midiático Rural no Interior do Rio Grande do Sul

Autores

  • Fernanda Puhl Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Franciéle Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35589

Palavras-chave:

Comunicação Rural, Consumo de Mídia, Rádio, Informação Agrícola, Assistência Técnica.

Resumo

A abordagem do artigo relaciona-se ao perfil social de comunidades rurais do Noroeste do Rio Grande do Sul, bem como ao grau e formas de acesso às informações midiáticas de caráter rural por parte desses agricultores. Para isso, foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa com aplicação de questionários a 398 agricultores da região. Percebemos que o rádio ocupa as primeiras posições em termos de audiência e a internet as últimas; que os meios pessoais provenientes de assistência técnica são mais atrativos do que os meios comunicacionais midiáticos para o aprendizado de novos conhecimentos e que as instituições de representação social do campo, como sindicatos e cooperativas são bastante valorizadas como agentes comunicacionais

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Biografia do Autor

  • Fernanda Puhl, Universidade Federal de Santa Maria
    Estudante da graduação em Curso de Jornalismo da UFSM-CESNORS. Bolsista FIPE Mestre 2010.
  • Andréa Franciéle Weber, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestre e doutoranda em Letras pela UFSM e professora do Curso de Jornalismo da UFSM-CESNORS.

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Publicado

2011-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Consumo Midiático Rural no Interior do Rio Grande do Sul. (2011). Anagrama, 5(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35589