Maria Antonieta: conexões entre moda, cinema e negócios

Autores

  • Patricia Sant'Anna Universidade Anhembi Morumbi
  • Letícia Homsi Expressão Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35594

Palavras-chave:

Maria Antonieta, Sofia Coppola, Cinema, Moda, Negócios

Resumo

Este artigo traz uma abordagem sobre as intersecções entre moda e política, presentes na vida da última rainha da França, Maria Antonieta. Por meio da análise do filme da diretora Sofia Coppola - lançado em 2006 no Festival de Cannes – mostraremos que Antonieta fez da moda, um instrumento político, traçaremos paralelos entre a vida da rainha e o modo como construiu sua imagem por meio do vestuário e, como isto resultou em implicações que culminaram com a Revolução Francesa e com a queda do Antigo Regime. Além de, também discutirmos como a monarca ainda hoje influencia a moda e também como o filme – que é uma recriação contemporânea do imaginário francês do século XVIII, faz referências explícitas à contemporaneidade

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Biografia do Autor

  • Patricia Sant'Anna, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora dos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi.
  • Letícia Homsi Expressão, Universidade Anhembi Morumbi
    Discente do 8 º semestre do curso de bacharelado em Negócios da Moda com habilitação em Marketing da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é estagiária da Editora Abril, onde atua como repórter de Beleza da Revista Estilo.

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Publicado

2011-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maria Antonieta: conexões entre moda, cinema e negócios. (2011). Anagrama, 5(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35594