Os passeios da Rua Barão de Iguape

disputas na implementação dos equipamentos viários em São Paulo no fim do século XIX

Palavras-chave: Passeio, Urbanização, Melhoramentos, São Paulo, Liberdade (bairro), Obras particulares (fonte)

Resumo

Este artigo explora a relação entre o poder público e a população de São Paulo na implementação dos equipamentos viários no período entre 1886 e 1905, analisando seu impacto sobre o fazer urbano da cidade. A partir do estudo de caso de intimações para que moradores da rua Barão de Iguape, localizada no bairro central da Liberdade, construíssem os passeios em frente a suas edificações no ano de 1904, discutimos como eram entendidas as responsabilidades sobre a organização urbana naquele momento histórico. Para isso, abordaremos os conflitos e negociações, expressos na documentação das Obras particulares do acervo do Arquivo Histórico de São Paulo. A opção de trabalhar com um elemento de infraestrutura em geral negligenciado, tido como menor em comparação aos outros melhoramentos em implementação – característica que também se expressa na documentação – base da reflexão –, visa justamente apreender a relação entre esses atores no nível do cotidiano. Somos confrontados com um tipo de relação entre esses agentes bastante recorrente na cidade desde o período colonial: um compartilhamento da ação do poder público e dos moradores para a feitura da cidade. O calçamento das ruas da cidade e a construção de seus passeios é um dos exemplos de como essa relação se materializava na paisagem urbana, complexificando as dimensões das disputas políticas envolvidas na urbanização paulistana no fim do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Félix Borin, Universidade de Campinas

Doutoranda em história na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (Ciec). Possui mestrado em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharelado e licenciatura em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista Fapesp.

Publicado
2019-03-26
Como Citar
Borin, M. (2019). Os passeios da Rua Barão de Iguape. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 27, e04. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e04
Seção
Estudos de Cultura Material