Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior

os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista

Palavras-chave: Museu Paulista, Pintura histórica, Retrato, José Wasth Rodrigues, Afonso d’Escragnolle Taunay

Resumo

José Wasth Rodrigues (1891-1957) – artista multifacetado, estudioso e escritor – teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, são de sua autoria os quatro painéis que apresentam personagens essenciais para a colonização de São Paulo no período quinhentista: D. João III (1932), Martim Afonso de Souza (1932), João Ramalho e filho (1934) e Cacique Tibiriçá e neto (1934). Essas pinturas, realizadas na década de 1930, tiveram como mote as comemorações do IV Centenário da fundação do povoado de São Vicente. As próprias telas, modelos anteriores desses personagens, estudos, reproduções e releituras das pinturas passam a circular em diferentes suportes e épocas. As obras produzidas naquele período – visuais e textuais – advêm de um grupo de profissionais engajados em uma construção histórica do Brasil, tendo como centro o estado de São Paulo no seu período formacional, salientando fatos que colaboraram para a ampliação do território, interiorização da população, crescimento econômico, usos e costumes. Também nos anos 1930, questões  ligadas ao patrimônio arquitetônico e cultural começam a ser esboçadas. Como esses temas passam a ser visualizados nas paredes do Museu Paulista? Como se dá a recepção e a comunicação de tais obras e discursos?  

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Biografia do Autor

Ana Paula Nascimento, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mesma instituição na qual realizou estágio pós-doutoral. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Museu Paulista no projeto “Hercule Florence: patriarca da iconografia paulista”

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Entrevista

Jean Luciano: 30 de julho, 2 e 5 de agosto de 2018.

Publicado
2019-12-03
Como Citar
Nascimento, A. P. (2019). Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 27, 1-58. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e21d2
Seção
Museus/Dossiê: Pintura de história no Museu Paulista