Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material

Palavras-chave: Amedeo Modigliani, Pintura moderna, História técnica da arte, Técnicas analíticas

Resumo

Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a documentação de procedência da obra, fontes críticas de abordagem da pintura de Modigliani, com as análises técnico-científicas físico-químicas e de imageamento, foi possível reavaliá-la na articulação entre sua materialidade e sua composição, bem como lançar nova luz sobre sua recepção pela crítica dos anos 1950, quando ela chegou ao Brasil e circulou no contexto internacional por meio de publicações e exposições, já como parte de uma coleção brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Historiadora da arte, tendo atuado como coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

Márcia de Almeida Rizzutto, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Professora do Instituto de Física da USP. Coordenadora do “Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico” (NAP-FAEPAH), possui especial interesse em estudos de objetos do patrimônio cultural com análises não destrutivas com metodologias física e química. (http://www.usp.br/faepah/).

Dalva Lúcia Araújo de Faria, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Professora associada do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP. Bacharel em Química, mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela USP.

Pedro Herzilio Ottoni Viviani de Campos, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado em Física pela Unicamp, Mestrado e doutorado em Física pela USP. 

Referências

LIVROS, ARTIGOS E TESES

BRAUN, Emily. “The Faces of Modigliani: Identity Politics Under Fascism”, in KLEIN, M. (org.). Modigliani. Beyond the Myth. Nova York: The Jewish Museum; Yale University Press, 2004, p. 24-41.

CAMESASCA, Ettore; BARDI, Pietro Maria (orgs.). Trésors du Musée de São Paulo. De Manet à Picasso. Milão: Mazzotta; Fondation Pierre Gianadda, 1988.

COHEN, Patricia. “A Modigliani? Who Says So?”. The New York Times, 2 de fevereiro de 2014. Disponível em: <https://nyti.ms/2GOrlSf>. Acesso em: 1 ago. 2019.

CONTENSOU, Bernadette; MARCHESSEAU, Daniel. (orgs.). Amedeo Modigliani. Paris: Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1981.

COQUIOT, Gustave. Des peintres maudits. Paris: André Delpeuch, 1924.

DAGLI ORI ANTICHI AGLI ANNI VENTI. “Le collezioni di Riccardo Gualino”. Turim, Palazzo Madama – Galleria Sabauda, dezembro de 1982 a março de 1983. Milão: Electa, 1982.

FRAQUELLI, Simonetta; IRESON, Nancy; KING, Annette. “The Modigliani Technical Research Study”. The Burlington Magazine, CLX, março-maio, 2018, p. 181-195, 311-324, 394-399 e 400-407.

FRAQUELLI, Simonetta; IRESON, Nancy (orgs.). Modigliani. Londres: Tate Publishing, 2017.

GUALINO, Riccardo. Frammenti di vita. Turim: Aragno, 2007 (1a. edição, Milão, Mondadori, 1931).

LEWIS, Mary Tomkins. Paul Cézanne. Painting People. Londres: National Portrait Gallery Publications, 2017.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana do entreguerras no acervo do MAC USP. São Paulo: MAC USP/PRCEU, 2013.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda Editorial, 2016.

MARQUES, Luiz (ed.). Catalogue of the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Italian Art. São Paulo: Prêmio Editorial, 1998.

MOSTRA DI MODIGLIANI – APRILE MAGGIO 1946. Milão: Associazione fra gli amatori e i cultori delle arti figurative contemporanee/S.A. Alfieri & Lacroix, 1946.

PATANI, Osvaldo. Amedeo Modigliani. Catalogo generali dipinti. Milão: Leonardo Editore, 1991.

PEDROSA, Mário. “Modigliani em triunfo”. Jornal do Brasil, 29 de maio de 1958, 1o. caderno, p. 6.

POGREBIN, Robin; REYBURN, Scott. “With $170.4 Million Sale at Auction, Modigliani Work Joins Rarefied Nine Figure Club”. The New York Times, 9 de novembro de 2015. Disponível em: <https://nyti.ms/2SRjhod>. Acesso em: 1 ago. 2019.

RESTELLINI, Marc (org.). Modigliani, l’ange au visage grave. Paris: Skira, 2002.

RUSCONI, Paolo. “Lettere su Modigliani: Enzo Maiolino e l’archivio di Giovanni Scheiwiller” In: LECCI, L (org.). Modigliani, dal vero: testimonianze inedite e rare raccolte e annotate da Enzo Maiolino. Gênova: De Ferrari, 2016, p. 149-157.

RUSCONI, Paolo. “Omaggio a Modigliani di Giovanni Scheiwiller. Celebrazione e culto dell'artista di Livorno” In: LECCI, L; VALENTI, P (orgs.). Studi di Storia dell'Arte in ricordo di Franco Sborgi. Gênova: Genova University Press, 2018, p. 603-609.

RUSCONI, Paolo. “Sulla redazione dell’Amedeo Modigliani di Giovanni Scheiwiller e il suo contesto”. Studi di Memofonte, vol. 20/2018 [no prelo].

SARFATTI, Margherita. Espejo de la pintura actual. Buenos Aires: Argos, 1947.

SOBY, James Thrall; BARR, Alfred (orgs.). Twentieth Century Italian Art. Nova York: MoMA, 1949.

SOBY, James Thrall. Modigliani Paintings, Drawings, Sculptures (10 de abril a 10 de junho de 1951). Nova York: The Museum of Modern Art, 1951.

VENTURI, Lionello. La collezione Gualino. Volume primo. Turim, Roma: Bestetti; Tumminelli, 1926a.

VENTURI, Lionello. Il gusto dei primitivi. Bolonha: Zanichelli, 1926b.

VENTURI, Lionello. “Mostra individuale di Amedeo Modigliani, sala 31”. In: Cat. exp. Catalogo illustrato della XVII Esposizione Biennale di Venezia. Veneza, 1930, p. 116-121.

Publicado
2019-12-03
Como Citar
Magalhães, A., Rizzutto, M., Faria, D. L., & Campos, P. (2019). Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 27, 1-37. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e11d1
Seção
Museus/Dossiê: Métodos interdisciplinares de análise em acervos museológicos

Dados de financiamento