Introdução

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Garcez Marins, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

Historiador, Docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. Pesquisador-principal do Projeto Temático Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento, financiado pela FAPESP, a quem o autor agradece o apoio.

Referências

ALVES, Caleb Faria. Benedito Calixto e a construção do imaginário republicano. Bauru: Edusc, 2003.

BAJOU, Valérie (org.) Louis-Philippe et Versailles. Versailles: Château de Versailles; Paris: Somogy éditions d'art, 2018.

BREFE, Ana Clauia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional, 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp; Museu Paulista, 2005.

CHIARELLI, Tadeu. Anotações sobre arte e história no Museu Paulista. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Arte & política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte: C/ Arte; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 21-46.

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contramão da História: um estudo iconográfico. Projeto História, São Paulo, v. 23, p. 307-335, 2002. Disponível em: https://bit.ly/34G3Y6F.

CHRISTENSEN, Micah Joseph. Madrid, Rome, Paris: Spanish History Painting from 1856 to 1897. Tese (Doutorado) – University College, Londres, 2016.

COLI, Jorge. A batalha de Guararapes de Victor Meirelles e suas relações com a pintura internacional. [1994]. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, vol. 1, p. 147-178, 1993. Disponível em: https://bit.ly/36GPntv.

LOS PINCELES de la historia: la fabricación del Estado, 1864-1910. Mexico (DF): Banamex; Patronato del Museo Nacional de Arte; Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Estéticas; CONACULTA/INBA, 2003

MAKINO, Miyoko. Ornamentação do Museu Paulista para o Primeiro Centenário: construção de identidade nacional na década de 1920. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, vol. 10-11, p. 167-195, 2003. Disponível em: https://bit.ly/2NrQbek.

MATTOS, Cláudia Valladão de. Imagem e palavra. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Cláudia Valladão de (Org.). O brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp; Museu Paulista, 1999.

MATTOS, Cláudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, n. 6/7, p. 123-145, 2003.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Benedito Calixto como documento: sugestões para uma releitura histórica. In: SALA, Dalton (Org.). Benedito Calixto: memória paulista. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1990, p. 37-47.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O Salão Nobre do Museu Paulista e o teatro da História. In: ÀS MARGENS do Ipiranga, 1890-1990: catálogo de exposição. São Paulo: Museu Paulista/USP, 1990.

PITTA, Fernanda Mendonça. Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SÉRIÉ, Pierre. La Peinture d'histoire en France, 1860-1900: la lyre ou le poignard. Paris: Arthena, [2014].

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: Edusp, 2008.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Les portraits de l’Imperatrice. Genre et politique dans la peinture d’histoire du Brésil. In: Les femmes dans les Amériques: Féminismes, études de genre et identités de genre dans les Amériques, XIX et XXe siècles. Actes du colloque international à Aix-en-Provence, décembre, 2013. Disponível em: https://bit.ly/1FllBnm. Acesso em: out. 2019.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. LIMA JUNIOR, Carlos. Heroínas em batalha: figurações femininas em museus em tempos de centenário: Museu Paulista e Museu Histórico Nacional, 1922. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 7, ano 13, p. 31-54, 2018.

SINGH JUNIOR., Oséas. Partida da Monção: tema histórico em Almeida Júnior. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SQUEFF, Leticia. Uma galeria para o Império – a coleção Escola Brasileira e as origens do Museu Nacional de Belas Artes. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2012.

TÓTH, Zsuzsanna. The Hungarian Peculiarities of National Remembrance: Historical Figures with Symbolic Importance in Nineteenth-century Hungarian History Paintings. AHEA: E-journal of the American Hungarian Educators Association, Volume 5, 2012. Disponível em: https://bit.ly/33pdif6.

Publicado
2019-12-03
Como Citar
Marins, P. C. (2019). Introdução. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 27, 1-11. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e28introd2
Seção
Museus/Dossiê: Pintura de história no Museu Paulista

Dados de financiamento