Pátio do Colégio, Largo do Palácio

Autores

  • Solange Ferraz de Lima USP; Museu Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47141999000100004

Palavras-chave:

São Paulo, Pátio do Colégio, Representações urbanas, Cultura material, Visualidade

Resumo

O artigo focaliza a trajetória do Pátio do Colégio, espaço que integra o conjunto de bens culturais da cidade de São Paulo, a partir da produção iconográfica que o tem como tema e referências aos seus usos e configuração espacial em crônicas e descrições de viajantes, no período compreendido entre 1860 e 1956. A visualidade, campo de interação entre o objeto, sua representação e sua recepção, é aqui entendida como uma das dimensões da sociedade. Nesta perspectiva, a análise empreendida abarca niveis distintos de interpretação das relações entre o espaço urbano e o documento visual, partindo do pressuposto de que a produção iconográfica de paisagens urbanas é parte integrante e ativa da produção social da cidade. Procura-se demonstrar como as imagens urbanas resultantes deste conjunto de referências iconográficas e textuais atuam como sintomas e vetores das transformações ocorridas no Pátio do Colégio.

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Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

LIMA, Solange Ferraz de. Pátio do Colégio, Largo do Palácio . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 61–82, 1999. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100004. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5361.. Acesso em: 23 abr. 2024.