Restauração do pavilhão, cúpula metálica e luneta equatorial de 32 cm: conjunto arquitetônico do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

  • Marcus Granato Museu de Astronomia e Ciências Afins; MAST; MCT
  • Jusselma D. de Brito Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Cristiane Suzuki Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Restauração, Pavilhão de Astronomia, Observatório Nacional, Patrimônio Cultural, MAST

Resumo

O Mast é um museu de ciência e tecnologia situado no conjunto arquitetônico e paisagístico que pertenceu ao antigo Observatório Nacional (ON), na cidade do Rio de Janeiro. Esse conjunto, concluído em 1921, é formado por 16 edificações e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987. Dentro desse conjunto, destacam-se os três pavilhões das lunetas equatoriais, exemplos típicos da arquitetura e engenharia para a astronomia. Dois desses pavilhões, sob a guarda do MAST, abrigam as lunetas de 21 e de 32 cm, e um terceiro, sob a guarda do ON, abriga a luneta equatorial de 46 cm. O presente trabalho é produto do esforço realizado pelo MAST para conservar e restaurar as edificações históricas sob sua responsabilidade. Graças a uma parceria com a Fundação Vitae, foi possível desenvolver um trabalho de restauração incluindo todos os aspectos do pavilhão (cúpula metálica móvel, edificação, instrumento científico) e a museografia da área com o objetivo de informar o público visitante sobre os trabalhos de restauração realizados. A partir de pesquisa histórica sobre o conjunto, o projeto foi executado por uma equipe multidisciplinar, num período de dois anos. Foi acompanhado pelo registro fotográfico exaustivo de todas as etapas, incluindo a elaboração do projeto de intervenção desde os levantamentos arquitetônicos e diagnóstico do estado de conservação do conjunto até a restauração propriamente dita. Essa iniciativa é pioneira na América Latina e constitui um exemplo para futuras intervenções em edificações históricas especificamente construídas para uso em ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2005-06-01
Como Citar
Granato, M., Brito, J., & Suzuki, C. (2005). Restauração do pavilhão, cúpula metálica e luneta equatorial de 32 cm: conjunto arquitetônico do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) . Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 13(1), 273-311. https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100010
Seção
Conservação e Restauração