Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro

Autores

  • Guilherme Simões Gomes Júnior

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000100006

Palavras-chave:

Quatremère de Quincy, Lebreton, Coleções artísticas, Guerras napoleônicas, Museus

Resumo

O artigo trata de Le musée français, livro que fez parte da coleção da biblioteca da Academia Imperial das Belas Artes, no RiodeJaneiro. Como catálogo do Museu Napoleão, é testemunho do processo de reordenamento, resultante das guerras napoleônicas, do universo das artes na Europa e do projeto de fazer de Paris a legítima herdeira de Atenas e Roma, como centro de uma nova idéia de república das artes. Processo esse que foi objeto de disputa, em que se destacaram Quatremère de Quincy eJoachim Lebreton, e foi uma das causas do exílio do grupo de artistas que esteve na origem da formação do ambiente acadêmico no Rio de Janeiro.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Museus

Como Citar

GOMES JÚNIOR, Guilherme Simões. Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 219–246, 2007. DOI: 10.1590/S0101-47142007000100006. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5459.. Acesso em: 23 abr. 2024.