O sincretismo de culturas sob a ótica da arquitetura vernácula do imigrante japonês na cidade de Registro, São Paulo

Autores

  • Rogério Bessa Gonçalves Universidade de São Paulo; Coordenadoria do Espaço Físico

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142008000100002

Palavras-chave:

Imigração japonesa no Brasil, Arquitetura vernácula, Sincretismo cultural, Arquitetura do imigrante japonês, Técnica construtiva do imigrante japonês, Registro (São Paulo)

Resumo

O presente artigo aborda os métodos construtivos empregados pelos imigrantes japoneses que vieram, em 1918, para a cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo. A vinda dessa nova frente de imigração foi incentivada pelo Governo do Estado, com o propósito de promover o processo de colonização, bem como de estimular o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira do Iguape por meio da expansão da cultura do café para a região. As características dessa frente de imigração são muito diferenciadas em relação às demais, tendo em vista que os que dela faziam parte chegaram ao Brasil como proprietários de terras e com apoio financeiro e logístico oferecido por uma empresa particular japonesa, responsável por gerenciar o empreendimento. Esses imigrantes, portanto, contaram com auxílio de uma complexa infra-estrutura, cujo objetivo era viabilizar a sua missão de desenvolvimento da região. Mesmo tendo essa particularidade lhes proporcionado a liberdade de recriar sua cultura em solo brasileiro, a realidade do novo habitat forçou-os a reinterpretar seus hábitos culturais ante as novas circunstâncias físicas, econômicas e sociais encontradas. A fim de entender esse processo de adaptação, foi realizado um estudo dos métodos construtivos empregados em suas edificações, baseado nos conhecimentos desses imigrantes sobre sua arquitetura tradicional. Essa análise permitiu examinar o longo processo de sincretismo entre a cultura oriental e o conhecimento construtivo vernáculo dos habitantes do Vale do Ribeira do Iguape.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

GONÇALVES, Rogério Bessa. O sincretismo de culturas sob a ótica da arquitetura vernácula do imigrante japonês na cidade de Registro, São Paulo . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 11–46, 2008. DOI: 10.1590/S0101-47142008000100002. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5486.. Acesso em: 19 abr. 2024.