Do oceano dos clássicos aos mares dos impérios: transformações cartográficas do Atlântico sul
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142009000200003Palavras-chave:
Toponímia, Atlântico sul, Mar Oceano, Mar Etiópico, Mar do Norte, Mar OcidentalResumo
O artigo explora as diferentes designações toponímicas que o espaço geográfico situado no Atlântico sul recebeu na cartografia européia dos séculos XVI e XVII. Nela, a representação do espaço continental era mais comum do que o registro dos espaços marítimos, frequentemente denominados por designações particulares - mares regionais -, atribuídas segundo a linha da costa. Uma série de conexões podem ser estabelecidas com o processo de consolidação do tráfico negreiro e a concorrência interimperial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Como Citar
Lois, C., & Garcia, J. C. (2009). Do oceano dos clássicos aos mares dos impérios: transformações cartográficas do Atlântico sul . Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 17(2), 15-37. https://doi.org/10.1590/S0101-47142009000200003
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).