Arte fotográfica e estética moderna: sob o olhar do fotoclube de Goiânia

Autores

  • Ana Rita Vidica Fernandes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142010000200006

Palavras-chave:

Fotografia artística, Estética moderna, Fotoclube, Goiânia

Resumo

O artigo trata da discussão sobre arte fotográfica no movimento fotoclubista, a partir das produções textual e fotográfica, realizadas nas décadas de 1970-1980 por fotoclubes brasileiros, presentes no acervo do Clube da Objetiva (CO), fotoclube de Goiânia, Goiás, além de entrevistas com integrantes desse fotoclube. A produção fotográfica é vista, principalmente, através de fotografias selecionadas pelo referido fotoclube e veiculadas nos cinco Salões Nacionais de Arte Fotográfica que promoveu. Neste texto, as imagens selecionadas priorizam àquelas cuja apresentação visual dialoga com a estética moderna, utilizando como parâmetro a produção fotográfica dos pioneiros do Cine Fotoclube Bandeirante, de São Paulo, iniciador, no Brasil, das experimentações fotográficas modernas. Para isso, tenta-se fazer entender o fotoclube de Goiânia enquanto instituição fotoamadora, em seu contexto local e no âmbito do movimento fotoclubista, e na sua condição de seletor de fotografias artísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

FERNANDES, Ana Rita Vidica. Arte fotográfica e estética moderna: sob o olhar do fotoclube de Goiânia . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 203–262, 2010. DOI: 10.1590/S0101-47142010000200006. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5537.. Acesso em: 24 abr. 2024.