Desenhos setecentistas na Sé de Belém

Autores

  • Jussara da Silveira Derenji Universidade Federal do Pará; Museu

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142011000200005

Palavras-chave:

Artes decorativas, Período colonial, Norte brasileiro, Antonio Landi, Autoria artística, Catedral de Belém

Resumo

Analisando um nicho e desenhos ao seu redor encontrados na restauração, concluída no ano de 2009, da Catedral de Belém (1748-1782), o artigo se ocupa das relações de trabalho artístico na região Norte durante o período colonial. O anonimato das profissões menos valorizadas, como entalhadores, pintores e escultores, exercidas por índios, negros e mestiços, contrasta com a documentação abundante reservada aos grandes nomes do período, a quem, de maneira genérica, é atribuída a autoria das obras. O artigo acompanha a trajetória do arquiteto régio Antonio Landi (1713-1791) e, através das obras dessa igreja, observa as mudanças técnicas e sociais do período de sua construção.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

Desenhos setecentistas na Sé de Belém . (2011). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 19(2), 107-127. https://doi.org/10.1590/S0101-47142011000200005