Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Deveres dos autores

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final do manuscrito. Todos aqueles que fizeram essas contribuições devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores, em notas. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Manuscritos decorrentes de iniciação científica, mestrados, doutorados e pesquisas de pós-doutoramento não devem ser assinados em coautoria com orientadores e supervisores, cabendo a estes apenas a menção em notas.

Os autores devem conhecer e concordar com as condições para submissão e os termos da declaração de direito autoral que constam no sistema informatizado Open Journal Systems (OJS), hospedado no Portal de Revistas da USP. Devem seguir as normas da revista para a apresentação de manuscritos e enviar as permissões para uso, reprodução e publicação de gráficos, mapas, diagramas, fotografias, entrevistas realizadas etc.

Os autores devem garantir que os manuscritos sejam originais. Textos utilizados para sua execução devem ser devidamente citados. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético e inaceitável. Devem também assegurar que o manuscrito não foi submetido a avaliação nem foi publicado em qualquer outro veículo.

Qualquer informação relevante que afete a análise deve ser declarada em “Comentários para editor”, que consta no processo de submissão on-line (Portal de Revistas da USP).

Os autores devem relatar eventuais conflitos de interesses que possam afetar o trâmite de avaliação editorial, bem como explicitar os cuidados tomados para mitigar tais conflitos.

É responsabilidade do autor notificar imediatamente o editor da revista caso identifique erros significativos em sua publicação, cooperando para a divulgação de erratas, adendos, correções ou mesmo a retratação do artigo, quando isso for considerado necessário.

Também é responsabilidade dos autores informar todas as fontes de financiamento e apoio que contribuíram para a realização da pesquisa e da produção do manuscrito.

É responsabilidade dos autores conhecer e aceitar as regras de licença de uso da Creative Commons do tipo atribuição BY.

Apresentação dos manuscritos

O manuscrito deverá:

  1. Ser inédito e destinar-se exclusivamente ao periódico Anais do Museu Paulista. São aceitas versões substancialmente ampliadas e reelaboradas de trabalhos publicados em anais de eventos científicos.
  2. Limitar-se a 50 (cinquenta) laudas digitadas (sem ilustrações, notas e bibliografias). Tal limite poderá ser flexibilizado por decisão editorial.
  3. Ser escrito em português, inglês, francês ou espanhol.
  4. Estar em formato.doc ou .docx, com fonte Times New Roman e corpo 12, com numeração consecutiva das páginas.
  5. Ser enviado pelo Portal de Revistas da USP: http://www.revistas.usp.br/anaismp/index
  6. O arquivo deve conter o manuscrito de forma anônima, apresentando seu título, resumo (com no máximo 250 palavras), palavras-chave (de três a seis), título em inglês, abstract e keywords. Os autores devem evitar qualquer menção de autoria no corpo do texto, bem como nas notas de rodapé, de modo a garantir a avaliação cega por pares.
  7. Submissão: o autor deve se cadastrar no Portal de Revistas da USP, preenchendo o formulário apresentado. Para iniciar o processo de submissão, o primeiro passo será clicar em “Fazer um novo envio (submissão de trabalhos)”. O sistema apresentará uma tela com cinco guias que precisam ser concluídas uma a uma para a finalização do processo. Quando a submissão estiver completa, será solicitada a confirmação para envio do manuscrito ao periódico.
  8. Imagens: devem ser inseridas no corpo do texto ou incluídas nos documentos suplementares (passo 4 da submissão). As chamadas de figuras devem ser posicionadas diretamente no corpo do texto, entre parênteses, por exemplo: “conforme é possível ver na alça do bule (Figura 1)”. A numeração deverá ser sequencial e sem indicações decimais. Os arquivos deverão ser nomeados segundo sua chamada no texto e vir acompanhadas de suas respectivas legendas e indicação de origem. As legendas devem estar dispostas ao longo do texto em pontos próximos à inserção das figuras e devem proporcionar uma breve descrição do elemento representado graficamente, com os créditos completos, não devendo ultrapassar trezentos caracteres.

 

                        Exemplos:

                        Figura 1, Figura 2 etc. e Figura 1a, Figura 1b etc. para os casos de                                         agrupamento de imagens.

 

                        Figura 2 – Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Independência ou Morte,                    1888, óleo sobre tela, 7.660 x 4.150 cm. Acervo do Museu Paulista da                                 Universidade de São Paulo. Reprodução: Helio Nobre.

                       

                        Figura 3 – Vista parcial do Viaduto do Chá, 2014. Fotografia do autor.

 

8.1 Em caso de aprovação para publicação, as imagens devem ser enviadas individualmente, isto é, se houver algum agrupamento de imagens sob a mesma legenda, o envio das imagens deve ser em separado, a fim de favorecer a padronização dos recursos gráficos.

                       

8.2 Todos os arquivos serão digitais e de alta resolução (com no mínimo 300 dpi, 15 x 18 cm e 2.048 x 1.536 pixels), devendo ser enviados pelas plataformas de compartilhamento de arquivos Wetransfer.com, Google Drive ou Dropbox, nos formatos TIFF ou JPEG, caso as imagens inseridas em “documentos suplementares” não tenham atendido a essas especificações por conta do limite suportado.

           

8.3 A responsabilidade de obtenção dos direitos de reprodução (copyright) cabe exclusivamente aos autores. Após a aprovação do manuscrito, as devidas autorizações devem ser enviadas à editoria de Anais do Museu Paulista, acompanhadas de uma carta assinada pelo autor na qual se declara responsável pela publicação das imagens.

 

  1. Referências: as referências bibliográficas e documentais utilizadas devem ser apresentadas ao final do texto, separadas em: “Fontes manuscritas”, “Fontes impressas”, “Livros, artigos e teses”, “Sites”, “Entrevistas”. Devem ser listadas em ordem alfabética, tendo como diretriz a NBR 6023/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que também deverá ser consultada para outros tipos de documentos não exemplificados nestas normas editoriais. Sempre deve ser incluído o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem.

Havendo citação de periódicos estrangeiros, editados em vários países por pessoas ligadas a diferentes instituições, é possível indicar a cidade do indexador da revista.

 

 9.1 Autoria: indicar os autores pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do prenome e demais sobrenomes por extenso. Quando houver mais de um autor, os nomes serão separados por ponto e vírgula seguido de espaço. Exemplos:

 

AMARAL, Aracy Abreu.  (um autor)

GERODETTI, João Emilio; CORNEJO, Carlos. (dois autores)

HOLANDA, Sérgio Buarque de; DURAND, José Carlos; BRUNO, Ernani Silva. (três autores)

AMERICANO, Jorge et. al. (quatro autores ou mais)

 

9.2 Artigo de periódico

 

CAMPOS, Eudes. Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 11-57, 2005.

 

9.3 Livro

 

BREFE, Ana Cláudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp: Museu Paulista da USP, 2005.

 

Obs.: Subtítulos não apresentam itálico.

 

9.4 Capítulo de livro

 

RODGERS, Sylvia. Women’s Space in a Man’s House: the British House of Commons. In: ARDENER, Shirley (ed.). Women and Space: Ground Rules and Social Maps. Oxford: Berg, 1997. p. 46-69.

 

9.4.1 Capítulo de livro, com mesmo autor para o livro e o capítulo

 

SAMARA, Eni de Mesquita. Mão-de-obra feminina, oportunidades e mercado de trabalho, no Brasil do século XIX. In: SAMARA, Eni de Mesquita. As ideias e os números do gênero: Argentina, Brasil e Chile no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 23-61.

 

9.5 Trabalho publicado em evento

 

BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Questão fundiária e imobiliária na história da cidade colonial e imperial: estudo comparativo de São Paulo e Santos. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 9., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FAU-USP, 2006. p.66-69.

 

9.6 Tese e dissertação

 

CABRAL, Edson. Análise das alterações climáticas da cidade de São Paulo (1887-1995) no contexto da expansão de sua mancha urbana. 1997. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

 

9.7 Textos traduzidos

 

BARTHES, Roland. O sistema da moda. Tradução de Lineide do Lago Salvador Mosca. São Paulo: Nacional: Edusp, 1979.

 

Para indicar elementos complementares (edição do livro, tradução), é preciso que todas as referências do texto sigam o mesmo padrão. Por isso, recomendamos que apenas os dados essenciais sejam informados. A indicação complementar será excepcionalmente permitida em artigos que comparam diferentes traduções ou edições de uma obra, por exemplo.

           

Anais do Museu Paulista não utiliza normas APA para citação. As informações adicionais de autoria devem seguir em notas.

 

  1. Citações: as citações indiretas deverão vir em notas, que devem ser reunidas no final do manuscrito, numeradas sequencialmente com a mesma formatação do texto principal.

O periódico adota as abreviações previstas pela ABNT, como Id. (quando a citação subsequente se originar de uma obra de mesma autoria da citação anterior), Ibid. (quando a citação subsequente for da mesma obra da citação anterior) e Op. cit. (para referenciar uma obra de mesmo autor já citada anteriormente, mas em caso de citações intercaladas).

A supressão de trechos em citações deve ser indicada por colchetes e reticências: […].

 

10.1 Nas citações indiretas deve-se indicar o sobrenome do autor, seguido de ano de publicação do documento. Exemplo: Prado (2012). Nas citações diretas indica-se também o número da página. Exemplo: Prado (2012, p.15).

 

10.2 Em caso de citação de título sem autor, indicar as três primeiras palavras, seguidas de reticências. Exemplo: Carta aos fazendeiros… (1871).

 

10.3 Se coincidir o ano de publicação de obras do mesmo autor, acrescenta-se à nota letra sequencial em minúscula. Exemplo: Holanda (2009a, 2009b).

 

10.4 Vão acompanhadas por "cf." apenas as menções indiretas a obra cujo título ou autor não são citados no corpo do texto antes da chamada de referência.

 

10.5 Sempre que houver indicação de página, seja em citação direta ou menção, não se utiliza “cf.” nas notas, apenas Autor (ano, p.).

 

10.6 Os links citados no manuscrito devem ser compactados por meio dos encurtadores de URL: https://bitly.com/ ou https://goo.gl/.

Exemplo:

 

UNIÃO de facto regulamentada em Angola ao fim de mais de 25 anos. Diário de Notícias, Lisboa, 9 fev. 2015. Disponível em: http://bit.ly/2oh5PfB. Acesso em: 6 jun. 2016.

 

  1. Edição do artigo: títulos de obras citados no corpo do texto, em notas e em referências serão destacados em itálico; assim como palavras em língua estrangeira. Transcrições de trechos de documentos ou obras bibliográficas (quando não ultrapassarem três linhas) serão citadas entre aspas, dentro do parágrafo e sem destaque na fonte.

 

11.1 As chamadas de notas no título do texto e no nome do autor devem utilizar números.

A padronização de títulos e subtítulos deve seguir o seguinte padrão:

 

11.1.1 O título do manuscrito deve ser no formato caixa-alta e baixa como em uma frase: caixa-alta na primeira letra da primeira palavra, e nas outras apenas se houver obrigatoriedade gramatical (como em nomes próprios). Exemplo: Antes do Parque Ibirapuera: a história do vazio (1890 – 1954).

 

11.1.2 Subtítulos devem ser formatados em caixa-alta. Exemplo: CONFLITO PÚBLICO-PRIVADO: HIPÓDROMO VERSUS VIVEIRO (1929-1933).

 

11.1.3 As subdivisões dos subtítulos devem estar no formato caixa-alta e baixa como em uma frase: caixa-alta na primeira letra da primeira palavra e nas outras apenas se houver obrigatoriedade gramatical (como em nomes próprios). Exemplo: Composição química da atmosfera.

 

Procedimentos de submissão e avaliação dos manuscritos

Desde que atendam às especificações formais nos itens anteriores, os trabalhos passarão por uma triagem inicial, feita pelo Corpo Editorial.

Após aprovação na primeira triagem, os textos ingressam no processo de avaliação de mérito por meio de consulta a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou nos temas em questão, com título mínimo de doutor) designados pela Comissão Editorial, assegurando o sistema avaliativo duplo cego.

Posteriormente, os pareceres e textos são apreciados em conjunto pela Comissão Editorial. Havendo pareceres conflitantes, pode-se recorrer a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação resultará a aprovação ou reprovação dos textos, assim como a solicitação para que o autor proceda às reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso haja pedido de reformulação, o autor terá o prazo de trinta dias para apresentar uma nova versão do texto, que será avaliada novamente pela Comissão Editorial ou pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

O mesmo procedimento é aplicado a dossiês temáticos, cuja proposta deverá ser submetida ao Corpo Editorial antes da submissão dos manuscritos, mediante apresentação de ementa justificativa, títulos e resumos dos artigos previstos.

Anais do Museu Paulista se reserva o direito de diagramar os manuscritos de acordo com seu padrão gráfico.

A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar informações científicas gratuitamente ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os autores não pagam qualquer taxa para a submissão ou avaliação de seus manuscritos.

 

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

Museus

Publica artigos que integram a abordagem do campo da cultura material aos contextos específicos dos Museus e da Museologia, como questões curatoriais ligadas a exposições, estudos de público, sistemas documentais, colecionismo institucional, práticas educativas, etc.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Estudos de Cultura Material

Publica artigos focalizando a temática da cultura material a partir de múltiplos enfoques disciplinares, advindas, por exemplo, da História, Antropologia, Arqueologia, História da Arte, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Sociologia, etc.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Conservação e Restauração

Publica artigos que exploram pesquisas e técnicas inovadoras na conservação e restauração de fontes documentais, especialmente imagens (pinturas, gravuras, fotografias e demais documentos iconográficos), objetos tridimensionais, edificações e paisagens culturais.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Documentos

Publica artigos que problematizam a organização e abordagem de fontes materiais, visuais e textuais, que receberam tratamento nos museus ou instituições afins.

A sessão acolhe dossiês temáticos.

Resenhas

As resenhas devem apresentar obras publicadas em português na área de História ou ciências afins. Devem conter título próprio em português e inglês, e apresentar: dados editorias, objetivos e metodologia, principais argumentos e conclusões. Caso sejam feitas citações, essas devem referenciar a página exata. Extrapolando os limites de um simples resumo, a resenha deve proporcionar uma análise crítica da obra, seus impactos na historiografia e inserção nos debates sobre o tema tratado, além do público ao qual se destina. Não deve haver relação de orientação estabelecida entre resenhista e resenhado(a).

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