Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel

Autores

  • Aloísio Leoni Schmid Universidade Federal do Paraná
  • Juarez Bergmann Filho Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Mateus Pereira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0111

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Instrumentos musicais, Cantoria, Viola caipira, Luteria

Resumo

O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há no trabalho o pressuposto de que a Literatura de Cordel representa, muito mais que o trabalho criativo dos seus autores, as práticas vigentes no grupo social que a origina. Assim, à procura de menções a instrumentos musicais, este estudo detém-se em alguns deles, pela frequência e relevância da sua caracterização: viola caipira, violão, violino, bandolim, rabeca, guitarra elétrica e piano. Instrumentos aparentemente próximos como a viola e o violão são vistos de formas muito distintas pela população considerada. A rabeca, instrumento popular, poucas vezes é citada. Outros instrumentos, como violino, bandolim, piano e guitarra elétrica, são retratados como instrumentos urbanos e menos conhecidos.

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Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

SCHMID, Aloísio Leoni; BERGMANN FILHO, Juarez; PEREIRA, Rodrigo Mateus. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 279–300, 2017. DOI: 10.1590/1982-02672017v25n0111. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/139682.. Acesso em: 16 abr. 2024.