É proibido não participar. Artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960)

Autores

  • Maria de Fátima Morethy Couto Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.119068

Palavras-chave:

arte cinética, participação do espectador, circuito de arte europeu

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir, no cenário londrino e parisiense dos anos 1960, a recepção do trabalho de quatro artistas sul-americanos (Sérgio Camargo, Lygia Clark, Jesús Rafael Soto e Julio Le Parc), que residiram na Europa no período, e cuja obra, então relacionada ao cinetismo, era exposta e comentada nos mesmos espaços. Para tanto, discorrerei sobre a atuação de determinados agentes culturais que serviram de interlocutores desses artistas em um meio plural e cosmopolita. Abordarei também como se deu a circulação e o impacto de seus trabalhos a partir da análise de publicações de época, em especial de revistas especializadas. O artigo se relaciona à pesquisa desenvolvida, no ano de 2015, em estágio de pós-doutorado, na University of the Arts, Londres, com bolsa FAPESP, e como pesquisadora convidada do Institut National de l’Histoire de l’Art (INHA, Paris)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Morethy Couto, Universidade de Campinas
    é professora Livre-Docente do Instituto de Artes da UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

É proibido não participar. Artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960). (2016). ARS (São Paulo), 14(27), 204-223. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.119068