Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter

Autores

  • Alexandre Rodrigues da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.121072

Palavras-chave:

informe, interrupção, labirinto, instabilidade

Resumo

Nosso estudo tem como proposta analisar o informe, anticonceito formulado por Georges Bataille, aplicando-o às obras Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, de Ken Jacobs, e Patterns: divided, mirrored, repeated, de Gerhard Richter. Essas obras se abrem, através de dilaceramentos, para a impossibilidade de lhes fixar limites, uma vez que elas geram excessos de significados, que têm como fundamento a instabilidade da forma.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduação em Letras (UFMG). Mestrado em poéticas da Modernidade (UFMG) e Doutorado em Literatura Comparada (UFMG). Pós-doutorado em literatura (UFMG). Professor de História da Arte, na Escola Guignard (UEMG), departamento de Disciplinas Teóricas e Psicopedagógicas.

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Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter. (2017). ARS (São Paulo), 15(29), 200-215. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.121072