Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth

Autores

  • Michael Fried
  • Deborah Alice Bruel Gemin Universidade Estadual do Paraná Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Juliana Gisi Martins de Almeida Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.122442

Palavras-chave:

fotografia contemporânea, antiteatralidade, absorção, teoria da arte, Michael Fried

Resumo

Em 2008, com a publicação de Why Photography Matters as Art as Never Before, Michael Fried retoma as discussões iniciadas em “Arte e Objetidade”, ensaio de 1967, em especial a ideia de "absorção" ou antiteatralidade da arte, suposta característica da arte modernista em contraposição à minimalista/ literalista. Fried debate a questão da "presença", argumentando em prol da antiteatralidade, considerando a "absorção" como a principal qualidade nos trabalhos fotográficos de Thomas Struth, Thomas Demand, Cândida Höfer entre outros, sobretudo no capítulo 9, aqui traduzido. A partir de uma minuciosa descrição e da análise formal das imagens, Fried encontra parâmetros para consolidar seu principal argumento: a capacidade de "absorção" da fotografias.

 

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Biografia do Autor

  • Deborah Alice Bruel Gemin, Universidade Estadual do Paraná Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Artista visual, doutoranda da ECA-USP em Artes Visuais, professora assistente da UNESPAR- Campus I Curitiba, área de Artes Visuais.
  • Juliana Gisi Martins de Almeida, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Artista visual, doutora em História da Arte pela UFRGS, professora adjunta da UFPR, departamento de Educação, área de Artes Visuais.

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Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth. (2016). ARS (São Paulo), 14(28), 313-351. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.122442