Historiografia Audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes

Autores

  • Luís Rocha Melo Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.122967

Palavras-chave:

Artes Visuais, História da Arte, Crítica de Arte

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento Historiografia audiovisual do cinema no Brasil; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como realizador e o conceito de historiografia audiovisual; por fim, trago dois estudos de caso, o primeiro sobre Panorama do cinema brasileiro (Jurandyr Noronha, 1968) e o segundo comparando Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1953) e La dama de las camelias (José Bohr, 1947, Chile).

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Biografia do Autor

  • Luís Rocha Melo, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professor Adjunto III do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da UFJF, cineasta e pesquisador. É lider do Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual, onde desenvolve a pesquisa "Historiografia audiovisual do cinema no Brasil", financiada pelo CNPq e pela Fapemig.

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Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Historiografia Audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes. (2016). ARS (São Paulo), 14(28), 221-245. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.122967