Dispositivos de visibilidade & máquinas de programar. Imagens biomédicas na arte contemporânea: Juana Gómez e Laura Ferguson

Autores

  • Regilene Sarzi Ribeiro Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.127553

Palavras-chave:

Dispositivos de visibilidade do corpo, imagens biomédicas, transdisciplinaridade, Juana Gómez, Laura Ferguson

Resumo

O artigo trata das imagens biomédicas na arte contemporânea a partir da obra da artista chilena Juana Gómez e da norte-americana Laura Ferguson. O estudo transdisciplinar visa investigar em que medida as apropriações de imagens biomédicas estão vinculadas aos dispositivos de visibilidade do corpo. A fundamentação teórica relacionou o conceito de dispositivo de Michel Foucault com a programação de Vilém Flusser para discutir o papel do artista no deslocamento das imagens da medicina para as artes visuais. Os resultados apontam para um corpo vigiado e polifônico, fruto da investigação científica, recomposto por diferentes visualidades, em constante devir.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regilene Sarzi Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Artista visual e docente. Professora Assistente Doutora do Departamento de Artes e Representação Gráfica - FAAC. UNESP, Bauru, SP e do Programa de Pós-Graudação em Mídia e Tecnologia da FAAC. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP, SP. Pós-Doutora em Artes, na área de História da Arte e Artes do Vídeo, com estágio realizado junto ao Instituto de Artes da UNESP - São Paulo (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, na linha de pesquisa Analise das Mídias (2012). Mestre em Artes pelo Instituto de Artes - UNESP/SP (2007). Especialista (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior pela UNIP/Bauru/SP (2013) e Graduada em Educação Artística - com Licenciatura Plena e Habilitação em Artes Plásticas pela FAAC-UNESP/Bauru/SP (1994). Atuou como coordenadora Auxiliar e Professora Titular do Curso de Comunicação Digital - Design Gráfico da Universidade Paulista - UNIP/Bauru/SP. Atuou como Coordenadora Acadêmica e Docente junto ao Curso de Artes Visuais das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO (2008/2012); Docente no Curso Design de Moda das Faculdades Integradas de Bauru - FIB (2011); Professora Substituta - Assistente (Mestre) nas disciplinas Desenho, Gravura, Pintura, Plástica, Teoria da Arte (Educação Artística) e Historia da Arte (Design), e Coordenadora do Grupo de Estudos - O Corpo nas Artes Visuais - Departamento de Artes e Representação Gráfica - DARG - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/UNESP/Bauru/SP (2006/2009). É Membro Pesquisador Doutor da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP no Comitê "História, Teoria e Crítica de Arte"; do Grupo de Pesquisa Linguagem do Espaço e da Forma - Linha Artes Plásticas (UNESP/FAAC/Bauru) e do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Linha Analise das Mídias (PUC:SP:COS/USP:FFLCH/CNRS:FNSP); Consultora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-GP) para avaliação de Cursos de Graduação/Ensino Superior. Atua na área de Artes Visuais com ênfase para Videoarte, Corpo e Novas Mídias. Desenvolve projetos de crítica e curadoria de arte com montagens de exposições e textos para jornais e Internet. Como Artista Visual desenvolve projetos poéticos articulando o corpo às linguagens da fotografia e vídeo, vídeo-pintura, desenho, gravura e aquarela, premiados em Mostras e Salões de Artes.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Ribeiro, R. S. (2018). Dispositivos de visibilidade & máquinas de programar. Imagens biomédicas na arte contemporânea: Juana Gómez e Laura Ferguson. ARS (São Paulo), 16(33), 219-239. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.127553

Edição

Seção

Artigos