“Ask me to send these photos to you”: a producao artistica de Alair Gomes nos Estados Unidos

  • André Luís Castilho Pitol Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Alair Gomes, fotografia, arte contemporânea, Brasil – Estados Unidos, publicação de artista

Resumo

Antes de ser conhecida no Brasil, a produção fotográfica de Alair Gomes circulou nos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos, em publicações tanto do meio das artes quanto ligadas a uma homossociabilidade estadunidense, como são os casos das revistas Performance, Gay Sunshine, The Advocate e Advocate MEN, e do Artists Almanac. Este artigo analisa tal conjunto de trabalhos, apontando seus principais elementos visuais, como a montagem de múltiplas fotografias, e sinalizando o suporte impresso como um elemento-chave para a compreensão da poética do artista, especialmente a materialidade e a sequencialidade da imagem fotográfica na página impressa. Objetiva-se nesta análise incrementar as possibilidades interpretativas entre o fotógrafo e o cenário artístico contemporâneo, que até o momento permanece restrita ao aspecto homoerótico de sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Castilho Pitol, Universidade de São Paulo

André Pitol é pesquisador em artes, mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa de História, Crítica e Teoria da Arte e bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Gravura, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [USP]. Atualmente desenvolve projetos gráficos e editoriais para livros e outras publicações.

Publicado
2017-12-19
Como Citar
Pitol, A. (2017). “Ask me to send these photos to you”: a producao artistica de Alair Gomes nos Estados Unidos. ARS (São Paulo), 15(31), 103-124. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.133314
Seção
Artigos