“The Whitechapel experiment”, o projeto Éden e a busca por uma experiência afetiva total

Autores

  • Maria de Fátima Morethy Couto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.134621

Palavras-chave:

Hélio Oiticica, “The Whitechapel experiment”, ambiente Éden, participação do espectador

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a exposição “The Whitechapel experiment”, de Hélio Oiticica, realizada em 1969, em Londres, discutindo a polêmica que cercou sua montagem, como se deu sua recepção na imprensa local naquele momento e como ela vem provocando novas leituras. Não tem por intenção procurar reconstituir a mostra, mas dar novos sentidos a documentos e testemunhos diversos, alguns dos quais pouco estudados, relacionando-os de modo a enfatizar a importância das experiências de Oiticica no Reino Unido para seu programa de trabalho nos anos seguintes. Ele se relaciona à pesquisa desenvolvida em estágio de pós-doutorado, no centro de pesquisa TrAIN, da University of the Arts, Londres, com bolsa Fapesp.

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Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Morethy Couto, Universidade Estadual de Campinas

    Maria de Fátima Morethy Couto é professora livre-docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas [Unicamp] e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq]. Autora do livro Por uma vanguarda nacional. A crítica brasileira em busca de uma identidade artística – 1940/1960 [Ed. Unicamp, 2004] e coautora/organizadora dos livros ABCdaire Cézanne [Flammarion, 1995], Instituições da Arte [Zouk, 2012], Espaços da arte contemporânea [Alameda, 2013], História das artes em exposições: modos de ver e de exibir no Brasil e Histórias da arte em coleções [Riobooks, 2016].

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Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“The Whitechapel experiment”, o projeto Éden e a busca por uma experiência afetiva total. (2017). ARS (São Paulo), 15(30), 111-132. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.134621