Lágrima-Pantera, a míssil: cinema Subterrânia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138522Palavras-chave:
Lágrima-Pantera, Hélio Oiticica, Júlio Bressane, cinema amador, cinema experimentalResumo
Propõe-se discutir o contexto específico da realização e analisar sequências do filme Lágrima-Pantera, a míssil, de Júlio Bressane, buscando-se compreender a importância da parceria e do trabalho pregresso de Hélio Oiticica em sua ideação e realização. Observa-se que esse intercâmbio é atravessado por um interesse comum pelo cinema amador e pelo cinema underground, principalmente pela valorização da precariedade dos meios, pelas potências do registro cinematográfico mais como prática do que como produto final e por sua marginalidade em relação aos campos artísticos – em um momento em que a experimentação no Brasil encontrava sérias barreiras, de modo que a marginalidade artística se tornava não somente uma opção, mas uma necessidade para a prática artística independente.
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