Discourses around vertical videos: an archaeology of “wrong” aspect ratios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.140526

Palavras-chave:

especificidade midiática, arqueologia das mídias, vídeo on-line, proporção de tela, tecnologias de exibição, curadoria

Resumo

Esse artigo busca estabelecer referências históricas para a análise de imagens em movimento verticais, frequentemente consideradas “erradas” devido a sua incompatibilidade com os standards audiovisuais ocidentais modernos. A partir de uma abordagem de arqueologia de mídias, o artigo identifica expressões de verticalidade nas imagens em movimento desde seus primeiros desenvolvimentos, considerando o nascimento do cinema e a emergência dos circuitos de videoarte nos anos 1980-90. Esses casos ressaltam a midialidade disputada dos sistemas audiovisuais. O artigo conclui demonstrando como a negociação de especificidades midiáticas se estende por meio de plataformas em rede e da curadoria de eventos, criando a possibilidade para a emergência de novas formas de arte tecnológica. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Menotti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brazil

    Gabriel Menotti é professor no Departamento de Comunicação na UFES e nos Programas de Comunicação e Territorialidades e de Artes da Instituição. Atua como curador em formas variadas de cinema. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College e pela PUC-SP. Teve trabalhos apresentados em eventos tais como ISEA, Bienal de Arte de São Paulo, Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid e Festival Transmediale. Escreveu e organizou publicações sobre imagem e tecnologia no Brasil e no exterior. Seus últimos livros são a coletânea Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver (Edufes, 2018) e a monografia Movie circuits: curatorial approaches to cinema technology (Amsterdam University Press, 2019). Coordena a rede de pesquisa Besides the Screen. 

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Discourses around vertical videos: an archaeology of “wrong” aspect ratios. (2019). ARS (São Paulo), 17(35), 147-165. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.140526