Notations in passing - uma tese visual por Nathan Lyons

  • Inês Pereira Coelho Bonduki Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: Nathan Lyons, fotografia, narrativa visual, livro de artista, fotolivro

Resumo

Esse artigo parte da edição das fotografias do livro visual de autor Notations in Passing (1974), considerado a tese visual do fotógrafo e curador americano Nathan Lyons, para discutir o que ele compreende serem os cinco níveis de construção do discurso no livro visual: o contexto, a ordem, a justaposição, os símbolos e as características físicas. Apresentando brevemente a influência da idéia de ‘alfabetização visual’ de Moholy-Nagy na teoria de Lyons, discute-se em que medida o autor trabalhou a prática fotográfica enquanto ferramenta disparadora de questões teóricas ou as questões teóricas enquanto ferramentas disparadoras de fotografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Pereira Coelho Bonduki, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

É doutoranda do curso de Artes Visuais (Poéticas Visuais) da Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2016) pela mesma instituição e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2010). Integra o Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica (CAP-USP), coordenado por João Musa. Recebeu o Premio Conrado Wessel de Arte em 2015 (ensaio Linha Vermelha) e o Premio Foto em Pauta 2016 (livro Linha Vermelha). Foi professora orientadora da Pós Gradução latu-senso do Madalena Centro de Estudos da Imagem em 2016-7, e professora convidada no curso de Fotografia Autoral no IMS-Poços de Caldas em 2017. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-3).  Desenvolve pesquisa nas áreas de narrativa visual, edição fotográfica, livro de artista e fotografia. Trabalha como fotógrafa, editora, pesquisadora e professora. 

Publicado
2018-08-27
Como Citar
Bonduki, I. (2018). Notations in passing - uma tese visual por Nathan Lyons. ARS (São Paulo), 16(33), 81-99. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.143636
Seção
Artigos