Uma mulher, portanto: Le déjeuner sur l’herbe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.144714Palavras-chave:
Hubert Damisch, pintura moderna, Manet, Le Déjeuner sur l’herbeResumo
Escrito em 1992, o ensaio discute a obra de Manet, Le déjeuner sur l’herbe, exposta no Salon des Refusés de 1863, um divisor de águas no universo da arte moderna que assinala uma mudança radical na abordagem do nu feminino e da ideia do belo na tradição artística. Conforme nota o autor, embora a pintura empreste a narrativa do célebre Julgamento de Páris, gravura de c. 1510-20, na qual Marcantonio Raimondi transcrevera obra de Rafael, Manet provocativamente projeta os personagens da narrativa clássica em um ambiente contemporâneo, além disso conferindo à figura feminina principal um olhar desafiador e provocativo, que visa diretamente o observador. Recorrendo a conceitos psicanalíticos, Damisch observa como o nu resulta dessublimado dessa pintura.
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