Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148634

Palavras-chave:

arte brasileira, palavra e imagem, participação semântica

Resumo

Este artigo aborda o cruzamento entre palavra e visualidade em três momentos da arte brasileira: Concretismo, Neoconcretismo e Nova Objetividade Brasileira. De um primeiro momento em que se busca a identidade entre palavra e imagem de modo predominantemente óptico passa-se a outro em que essa identidade está na dimensão simbólica da palavra identificada com o corpo e o espaço, tornando-se háptica, e chega-se a um terceiro em que palavra e imagem instauram uma relação de contiguidade, metonímica, que mobiliza o contexto que as inscreve numa rede de significações e relações de poder. É traçada, a partir do conceito de “participação semântica” (1967), de Hélio Oiticica, uma mudança de paradigma na relação entre palavra e imagem.

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Biografia do Autor

  • Fernando Gerheim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

    Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECo-UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA), ambos da UFRJ. Pós-doutor pela Universidade de Barcelona (2019). É autor dos livros de ficção Infinitômetros (Rio de Janeiro, Sete Letras, 2018) e Signofobia (Rio de Janeiro, Multifoco, 2012) e do ensaio Linguagens Inventadas - palavra imagem objeto: formas de contágio (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008). É membro de grupo de pesquisa internacional Todas as Artes. Participou como entrevistado do livro Poesia e Videoarte (Rio de Janeiro, Circuito, 2013), organizado por Renato Rezende e Katia Maciel.

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Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira. (2020). ARS (São Paulo), 18(39), 105-128. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148634