Tecnoperformance e instalação

possibilidades emergentes de produção artística com drones

Palavras-chave: arte/tecnologia, drone, dança, deficiência motora, tecnoperformance

Resumo

Neste artigo, apresentamos os processos de criação que deram origem à primeira tecnoperformance com drone, realizada no Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (GIIP). Um voo, conduzido em tempo real, com base nos gestos faciais e movimentos de cabeça de uma artista com síndrome de locked in, demarca no solo um caminho, feito por um laser embarcado no drone. Neste trajeto, movimentos de dança são criados por dançarinas, ao som que mistura o eletrônico e o analógico experimental. Também descrevemos a produção de uma instalação artística, decorrente desta obra cênica, participante de duas exposições. Por fim, trazemos considerações teóricas sobre a transdução entre os campos da engenharia, tecnologia e arte, seguidas de reflexões que justificam que essa tecnoperformance é apenas o início de uma série de produções artísticas do GIIP usando dispositivos operados por controle remoto e tecnologia de realidade virtual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangella Leote, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil

Rosangella Leote é artista/pesquisadora com ênfase na produção em Arte, Ciência e Tecnologia. Pós-doutora pela Universidade Aberta (Lisboa-PT – bolsa Fapesp). Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP – CNPq). É integrante do SCIArts-Equipe Interdisciplinar. Docente do PPG em Artes e chefe do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unesp. É autora do livro ArteCiênciaArte (Edunesp, 2015).

Caio Pompeu Cavalhieri, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Caio Pompeu Cavalhieri é engenheiro ambiental formado na USP (2007). Mestre em Engenharia Civil pela Unicamp (2013). Desde 2008 trabalha no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), onde desenvolve ferramentas de monitoramento ambiental. Foi pesquisador visitante em 2012 no Departamento de Ciências do Solo da North Carolina State University (EUA) e, em 2018, iniciou suas atividades no GIIP. 

 
Publicado
2019-05-12
Como Citar
Leote, R., & Cavalhieri, C. (2019). Tecnoperformance e instalação. ARS (São Paulo), 17(35), 239 - 256. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152523