Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.156815

Palavras-chave:

objetos de arte, modernismo, cinema, dialética, mimese, teoria crítica

Resumo

O artigo propõe uma panorâmica sobre a dialética entre o mimético e construtivo na constituição da obra de arte, a partir de Teoria Estética, de Theodor Adorno. Essa elaboração servirá para fundamentar a leitura do artigo “Transparencies on Film”, no qual o autor discute as especificidades do filme e as possibilidades de resistência à indústria cultural que ele oferece enquanto obra de arte. Um ponto central nesse debate é a alegação de imediatismo e verossimilhança do fotográfico, que, a princípio, impediria as possibilidades construtivas da obra, aspecto fundamental para a arquitetura conceitual da estética de Adorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Bergamaschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Alessandra Bergamaschi é artista visual e pesquisadora ítalobrasileira. É formada em Comunicação pela Universidade de Bolonha e inscrita no programa de Doutorado em História Social da Cultura - linha História da Arte e da Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com pesquisa sobre as virtualidades introduzidas pelas mediações da imagem técnica na pintura modernista norte-americana. Seus trabalhos já foram expostos em mostras individuais no Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ), no Skanes Konstforening (Malmo, Suécia), em mostras coletivas, programas de vídeo e festivais como Doclisboa (Portugal), Festival Internacional de Documentários É tudo verdade (RJ/SP), Semana dos Realizadores, Bienal d’Arts Multimédia Urbains (CICV Belfort, França), Cine Iberê (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre). Em 2015, concebeu, junto a Vanina Saracino, a plataforma OLHO, que conta curadorias de vídeo em Palazzo Grassi (Veneza), Palais de Tokyo (Paris), Cinemateca Brasileira (SP) e Cinemateca do Mam (RJ). Realiza, junto a Sara Manente, o projeto Democratic Forest para a plataforma interdisciplinar de pesquisa a.pass, Bruxelas.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno. (2019). ARS (São Paulo), 17(37), 183-196. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.156815