Em estado bruto

Palavras-chave: poética negra, poética feminista, Madiha Sikander, crítica

Resumo

Nesse texto, publicado originalmente na revista e-flux [n° 93, setembro de 2018], Denise Ferreira da Silva delineia aquilo que define como uma interpretação poética, negra e feminista do trabalho de arte Majmua, de Madiha Sikander. Recusando a tradição moderna do discurso crítico, a autora busca, em vez do paradigma da abordagem analítica e a atitude de subsumir o trabalho de arte à categoria dos conceitos, a aproximação a uma matéria, por assim dizer, em estado bruto. Com tal interpretação, a autora visa uma posição que expande a relevância da arte para além dos limites da tradição filosófica crítico-kantiana, buscando libertá-la dos pilares onto-epistemológicos que alicerçam o pensamento moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Ferreira da Silva, University of British Columbia (UBC), Canadá

Denise Ferreira da Silva é professora e diretora do The Social Justice Institute / GRSJ da University of British Columbia. Seus escritos acadêmicos e práticas artísticas abordam questões éticas no presente global, e têm como alvo as dimensões metafísicas e os pilares onto-epistemológicos do pensamento moderno. Ferreira da Silva é autora do livro Toward a global idea of race (University of Minnesota Press, 2007), coeditora do volume Race, Empire and the crisis of the subprime (Johns Hopkins University Press, 2013) e editora-chefe da série de livros Law, race and the postcolonial, publicada pela Routledge/Cavendish. Entre suas práticas artísticas em colaboração, destacam-se Poethical readings e The sensing salon, com Valentina Desideri; a peça Return of the vanishing peasant, com Ros Martin; e os filmes Serpent rain (2016) e Four waters-deep implicancy (2018), com Arjuna Neuman.

Janaína Nagata Otoch, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Janaína Nagata Otoch é mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP (PPGAV / ECA-USP).

Publicado
2019-08-31
Como Citar
Silva, D., & Otoch, J. (2019). Em estado bruto. ARS (São Paulo), 17(36), 45 - 56. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158811
Seção
Artigos