Humanidade e crítica de Harun Farocki

uma análise dos temas recorrentes na montagem do documentário Imagens da prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160132

Palavras-chave:

Harun Farocki, imagens, prisão, humanidade

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o documentário do cineasta Harun Farocki, Imagens da prisão, e identifica seis conjuntos de imagens recorrentes que foram organizados em blocos temáticos: “Corpo disciplinado”, “Corpo oprimido”, “Corpo vigiado”, “A tecnologia como instrumento de dessubjetivação”, “Trabalho e prisão” e “O desejo”. Essa estruturação permitiu uma compreensão do seu pensamento poético e intelectual, evidenciando não apenas a sensibilidade e caráter inovador da estrutura formal de seu trabalho, mas, sobretudo, uma dimensão crítica e humana que adquire especial relevância nos dias atuais. O artigo evidencia o raciocínio do artista ao relacionar a produção das imagens na sociedade contemporânea e o processo de desumanização, que se encontra tanto nos meios de produção quanto no encarceramento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Brasil

    Antonio Carlos Vargas é Bacharel em Artes/Pintura pelo Instituto de Artes – UFRGS (1986), Doutorado em Artes pela Universidad Complutense de Madrid (1992), Pós-doutorado em Antropologia e Filosofia realizado nas Universidad del País Vasco e Universitat de Barcelona (1995-1996), artista visual com exposições individuais e coletivas no Brasil, Espanha, Portugal, Alemanha, Canadá e EEUU com obras no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina, na Coleção da Fundação Bienal de Cerveira-Portugal e na Coleção Anne Richards, Texas, USA. Autor de artigos, capítulos de livros e livros de 2005 a 2008, é Professor de graduação e pós-graduação na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC onde foi Diretor do Centro de Artes de 2005 a 2008 e Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação de 2016 a 2020.

  • Flávia Person, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Brasil

    Flávia Person é graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e possui certificação pelo Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura/FGV. Atua na área cinematográfica há mais de dez anos, elaborando projetos, escrevendo roteiros, produzindo e dirigindo filmes, festivais, mostras de cinema e projetos para TV.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Humanidade e crítica de Harun Farocki: uma análise dos temas recorrentes na montagem do documentário Imagens da prisão. (2020). ARS (São Paulo), 18(38), 79-105. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160132