Entre o céu e a terra

as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950

Palavras-chave: Franz Weissmann, esculturas dos anos 1950, Concretismo, Neoconcretismo, arte moderna brasileira

Resumo

As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Renato Rodrigues da Silva concluiu o doutorado em Crítica da Arte na Universidade do Texas, em Austin (EUA), lecionou na Universidade da Columbia Britânica, em Okanagan, e na Universidade Emily Carr de Arte + Desenho Industrial (Canadá). Atualmente, é professor de História da Arte Moderna da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escreveu o livro Fotografia Moderna no Brasil (2ª edição, Cosac Naify, 2004), coeditou o livro Antologia Crítica de Ferreira Gullar no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (Contra Capa, 2015) e publicou artigos nas revistas World Art, Third Text, Word & Image, Leonardo Journal, Fillip, Revista de Estudos Avançados da USP, Revista USP e Concinnitas. No momento, escreve um livro sobre o movimento Neoconcreto.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
Silva, R. (2019). Entre o céu e a terra. ARS (São Paulo), 17(37), 105-142. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022
Seção
Artigos