Publicamos para encontrar camaradas

Palavras-chave: revista de artista, arte postal, poesia visual

Resumo

Artigo a respeito das revistas de artista publicadas no Brasil no período de 1952 a 1988, no qual se mostra a formação de uma rede de colaboradores que perpassa a maioria das publicações, com destaque ao papel que tiveram as revistas para o surgimento dos livros de artista. O artigo é resultado de um mapeamento inédito das revistas, realizado com o objetivo de montar uma exposição dedicada ao tema. Esse tipo de produção, ignorado por boa parte da historiografia brasileira, até mesmo em estudos sobre os livros de artista, é fundamental para entender o fenômeno atual das publicações de artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amir Brito Cadôr, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Amir Brito Cadôr é artista e professor de Artes Gráficas na Escola de Belas Artes da UFMG. Desde 2004, realiza pesquisas sobre livros de artista. Ministrou cursos e palestras sobre o tema em Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Londrina, no Brasil, e Brisbane, na Austrália. Fez a curadoria de exposições sobre livros de artista no Centro Cultural São Paulo (SP), Centro Cultural da UFMG, Sesc Pompeia (SP), Museu de Arte da Pampulha (MG) e no Cabinet du Livre d’Artiste em Rennes (França). É curador da Coleção Livro de Artista da UFMG. Escreveu para os catálogos de exposição de Paulo Bruscky, no Museu de Arte da Pampulha (MG), e de Raymundo Colares, no Museu de Arte Moderna (SP), em 2010. Em 2016, a editora da UFMG publicou sua pesquisa de doutorado, O livro de artista e a enciclopédia visual. Atualmente trabalha em um livro sobre as publicações de artista no Brasil.

Publicado
2020-04-30
Como Citar
Cadôr, A. (2020). Publicamos para encontrar camaradas. ARS (São Paulo), 18(38), 297 - 313. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.164764
Seção
Artigos