Cultura de museus no Brasil

a gênese das instituições artísticas no país

Palavras-chave: história das exposições, museus, público

Resumo

Compreender a cultura de museus (isto é, o hábito de se visitar museus) em um país colonizado como o Brasil requer entender historicamente a gênese da criação dessas instituições, mesmo que de forma panorâmica. Como os museus vieram para o Brasil e aqui se desenvolveram? Para qual público foram criados e quais as relações com ele estabelecidas (e como elas mudaram ao longo dos anos)? Essas são algumas das questões que precisam ser analisadas, a fim de entender o que é necessário alterar, de modo que esses espaços tornem-se mais democráticos e acessíveis e que a apreciação do patrimônio artístico e o encontro com as obras contemporâneas possam se inserir no hábito e no anseio da população brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Downey, Universidade Federal de Juiz de Fora

Clara Downey é graduada pelo bacharelado interdisciplinar em artes e design da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Atualmente, cursa o bacharelado em artes visuais pela mesma instituição. Atuou como pesquisadora em projeto de iniciação científica (BIC/UFJF) intitulado “História da arte como história das exposições: as Bienais de São Paulo da última década”, orientado pela Profa. Dra. Renata Zago (2017 – 2018), em seu projeto de conclusão de curso, intitulado “Reflexões Sobre a Cultura de Museu no Brasil: Um Estudo Através da 30ª e 32ª Bienal de São Paulo” e, atualmente, como pesquisadora autônoma, desenvolvendo seu projeto de mestrado e se aprofundando no tema “Cultura de Museus no Brasil”. Possui experiência também como mediadora de exposições de arte, tendo trabalhado no Museu de Arte Murilo Mendes (2018-2019) e iniciando, em 2020, uma pós-graduação em arte educação (2020).

Publicado
2019-12-30
Como Citar
Downey, C. (2019). Cultura de museus no Brasil. ARS (São Paulo), 17(37), 261-276. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.165380
Seção
Diálogos com a Graduação