Les Demoiseilles d’Avignon, de Picasso, entre a consagração e a contestação

notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696

Palavras-chave:

Picasso, Les Demoiselles d'Avignon, feminismo, pós-colonialismo

Resumo

O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critérios e categorias modernistas. Nesse percurso, discute algumas das sucessivas denúncias que correntes feministas e pós-colonialistas reservaram à pintura, amiúde identificada com os preconceitos ideológicos na gênese do modernismo. Por fim, em face dos problemas suscitados pela discussão bibliográfica e pela recente divulgação de documentos então inéditos, o artigo propõe uma breve incursão analítica, com o intuito de sinalizar caminhos ainda em aberto para a interpretação dessa obra.

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Biografia do Autor

  • Janaína Nagata Otoch, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestra em História, Teoria e Crítica de Arte pela mesma instituição, onde defendeu a dissertação “Visualidade e sexualidade em Las Meninas, de Picasso, e na obra madura do artista (1957-1972)”, realizada com apoio CAPES/FAPESP.

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Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Les Demoiseilles d’Avignon, de Picasso, entre a consagração e a contestação: notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura. (2020). ARS (São Paulo), 18(39), 25-73. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696