O paradigma periódico na arte: a comunidade da escritura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.174554

Palavras-chave:

comunidade;, arte, política, periódico, escritura urbana

Resumo

O texto parte da natureza comum e contínua entre ensaios de Maurice Blanchot e Jean-Luc Nancy que, a partir da crítica ao fracasso do projeto comunitário do comunismo, conjugam-se na reelaboração de um pensamento de comunidade. Por meio da reflexão sobre o papel que esses ensaios e outras publicações e jornais tiveram na organização de projetos coletivos e na construção de consciências de comunidade e identidade, o intuito é argumentar a respeito de um paradigma periódico que se expande na contemporaneidade, ganhando campo em manifestações de caráter estético-político, estéticas e escrituras urbanas e em dinâmicas digitais, articulando lutas, resistências e insistências.

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Biografia do Autor

  • Paula Alzugaray, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Paula Alzugaray é curadora, crítica de arte e jornalista especializada em artes visuais. Pós-doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP. É editora da revista de arte e cultura contemporânea seLecT e autora do livro Regina Vater: Quatro Ecologias (Oi Futuro/Fase 3, 2013). Entre seus projetos curatoriais incluem-se Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM, no Museu de Arte Moderna de São Paulo / MAM SP (2013) e Video Brésilienne: un Anti-Portrait, no Centro Georges Pompidou, em Paris (2010).

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O paradigma periódico na arte: a comunidade da escritura. (2020). ARS (São Paulo), 18(40), 477-507. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.174554